FSC Chain Custody Policy

A Administração da CICOMOL S.A. assumiu o compromisso em contribuir para a gestão das florestas de forma responsável através da escolha e utilização de produtos certificados FSC na produção de alguns dos produtos que comercializa.

Assim, considera que a sua participação neste compromisso assenta na certificação FSC em Cadeia de Custódia e, desta forma, declara que irá implementar e manter todos os requisitos da Cadeia de Responsabilidade, de acordo com o referencial normativo: FSC-STD-40-004.

A Administração da CICOMOL S.A. destaca a importância da certificação FSC em Cadeia de Custódia, pois confere uma garantia credível aos nossos clientes (quer sejam empresas, organismos públicos ou cliente finais) de que os produtos que comercializamos e etiquetados com um código específico FSC, a madeira utilizada nos nossos produtos provêm de bosques e florestas bem geridos de forma sustentável.

A responsabilidade pela implementação desta política é da Administração da CICOMOL S.A. tendo designado como seu representante, o responsável de qualidade da empresa, que terá a responsabilidade e a autoridade para o cumprimento de todos os requerimentos de Cadeia de Custódia descritos na FSC e aplicáveis à nossa atividade. Desta forma, asseguramos o controlo interno de cumprimento dos procedimentos implementados para evitar que se misturem produtos certificados com produtos não certificados durante a produção.

Desta forma, a Administração da CICOMOL S.A. fará os controlos devidos para evitar numa ordem de produção a utilização de madeira:

  • que provenha de atividade de exploração de áreas florestais ilegais ou através da comercialização de madeira ou produtos florestais ilegais;
  • que provenha de áreas florestais onde os direitos civis ou tradicionais são violados;
  • que provenha de áreas florestais com altos valores de conservação, ameaçados pelas atividades de gestão florestal;
  • que provenha de áreas florestais resultantes da conversão de florestas naturais para plantações ou para usos não florestais;
  • que provenha de árvores geneticamente modificadas (OGM).

A CICOMOL S.A. compromete-se ainda a cumprir os requisitos sociais de saúde e segurança no trabalho conforme definido na declaração da OIT dos princípios e direitos fundamentais no trabalho

Para tal, serão desenvolvidos os procedimentos internos que possibilitem garantir a rastreabilidade e controlo das nossas fontes para que possamos excluir as fontes não aceitáveis. Caso se prove que uma empresa fornecedora está a usar madeira que não cumpra os itens identificados anteriormente, a Administração da CICOMOL S.A. procederá ativamente com a implementação de ações (inclusive cessão das compras e eventualmente exclusão do fornecedor) para a madeira adquirida.